terça-feira, 8 de junho de 2010

O cão-lobo

Um híbrido é um animal resultado de um cruzamento entre dois individuos de espécies diferentes. Existem diversos casos de híbridos registrados, um dos mais conhecidos por nós é a mula, resultado do cruzamento entre um jumento e uma égua. Vários outros (pouco conhecidos) são vistos na natureza e em jardins zoológicos.

Um deles é o cão-lobo; cruzamento entre o cão doméstico e o lobo-selvagem. Provavelmente, os primeiros destes híbridos podem ter ocorrido ainda na antiguidade, quando os primeiros cães ainda estavam sendo domesticados. Porém, o primeiro caso registrado ocorreu apenas em 1766, na Grã-Bretanha, onde uma cadela-da-Pomerânia deu a luz a nove filhotes, após acasalar com um lobo-cinzento. Nobres costumavam comprar os filhotes e jardins zoológicos e coleções científicas os exibiam.

O acasalamento entre o cão e seu ancestral selvagem, ocorriam eventualmente, com pai e mãe de ambos os lados. Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, revelou que os lobos de pelo negro, devem sua cor a uma mutação que ocorreu em cães-domésticos; e que, por hibridação, se espalhou pela população selvagem.

Como os cães-lobos conseguem gerar descendentes férteis, muitos sugerem que cão e lobo são, na verdade, da mesma espécie. Tanto que o cachorro, antes conhecido pelo nome científico Canis familiaris, agora é chamado de Canis lupus familiares. É considerado agora uma subespécie. Não só ele, como todos os animais domésticos como gatos, porcos e carneiros também são classificadas.

Os cães-lobo não possuem caracteristicas físicas definidas, variando muito conforme o físico de seus pais. O seu comportamento também não pode ser determinado com precisão como nas raças caninas. Contudo, eles possuem a chamada aptidão do híbrido, tendo estatura maior que a de seus pais, maior resistência em corridas, caninos maiores que o normal e olfato muito apurado. Também são menos atingidos por doenças genéticas.

Na década de 20, o holandês Leendert Saarloos cruzou um pastor alemão com uma loba européia e após outros cruzamentos sucessivos ele obteve a primeira raça com descendencia lupina, o Saarlooswolfhond. Na década de 50, o exército tchecoeslovaco, cruzou um pastor-alemão e uma loba-dos-Cárpatos, dando origem ao cão-lobo-Tchecoeslovaco, criado para fazer patrulhas de fronteira. Existem sete raças de cães que descendem de lobos. Os criadores manejaram os cruzamentos afim de adquirirem animais com aparência lupina e comportamento manso. Ao contrário do que se possa imaginar, eles não são agressivos, servindo até como cães-guia de cegos.

6 comentários:

Ravick disse...

Não só os cães-lobos, mas também os coydogs demonstram a descendência dos canídeos. Aliás, são o único modo que ainda existe paa unir de novo coiote e lobo. Também se acredita que algumas raças de ca~es tenham certa descendência de chachais, mas não sei muito sobre isso.

Ravick disse...

Ah! E faltou falar do Balto!

Eduardo Real disse...

Salve Ravick!
Sim, existem os híbridos de cães e coiotes. Mas como os dois não são tão próximos evolutivamente. Uma pesquisa feita na Alemanha, cruzou poodles e lobos e após algumas gerações de cruzamentos, não houve queda de fertilidade e nem doenças genéticas. Mas o mesmo não correu nos cruzamentos entre poodles e coiotes. Faltou falar do Balto mesmo huahua
Abraço

Rodrigo disse...

Eduardo, em algum lugar (peço desculpas por não lembrar da fonte) eu li que os cães são uma subespécie de lobo, tanto que seu nome deixou de ser Canis familiaris e passou a ser Canis lupus familiaris segundo alguns taxonomistas. Eu particularmente não considero o cruzamento entre cão e lobo como uma hibridização já que, teoricamente, eles são da mesma espécie.

Rodrigo disse...

Affe, só li metade da postagem (sem querer) e coloquei a MESMA coisa que foi dita. Perdão pela idiotice, pode apagar sem dó.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта evolucaobiologia.blogspot.com