sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O impulso rumo ao óvulo

Muitos acham que todas as etapas de uma viagem tão curta como a que os espermatozóides fazem pelo aparelho reprodutor feminino até o óvulo não guardavam mais segredos. Porém, cientistas da universidade da Califórnia, descobriram o processo bioquímico que dá um impulso extra para os gametas masculinos quando estão prestes a chegar ao óvulo.

O estudo, publicado na revista Cell, mostra o efeito da acidez intracelular no movimento do espermatozóide. A velocidade dessas células depende de seu pH interno. Quanto mais íons de hidrogênio estiverem presentes neles, menor será a movimentação do flagelo. E o nível de acidez externa influencia a quantidade de íons dentro do gameta. Quanto mais ácido (pH baixo) maior a quantidade de prótons no meio intracelular e, portanto, menos movimentação haverá.

No epidídimo, o pH ácido faz com que os gametas fiquem pouco ativos. Já na prostata, eles entram no liquido seminal, que é alcalino, aumentando sua atividade. E quando ocorre a ejaculação no aparelho reprodutor feminino, os milhões de espermatozóides encontram um lugar com pH ainda mais alto. Normalmente o pH vaginal se encontra em torno de 3,5 e 4,2; devido às bactérias anaeróbicas que produzem ácido lático atravez da fermentação. Portanto, esse deveria ser um meio inóspito para as células reprodutivas masculinas. Porém, quando a mulher está em seu período fértil, ela produz um muco que deixa o pH da vagina básico.

A alcalinidade aumenta ainda mais quando eles estão próximos ao óvulo, ficando ainda mais rápidos. Além de mais alcalino, a região próxima ao óvulo tem baixas concentrações de zinco e altas concentrações de anandamida, que estimulam a abertura de canais na cauda do espermatozóides, chamadas Hv1; por onde saem os íons de hidrogênio. Essa bomba de prótons, funciona comoa troca de marcha de um carro, dando velocidade e ajudando-o a penetrar no óvulo. Alguns problemas de fertilidade podem estar no funcionamento anormal desse processo. A descoberta abre caminho para uma cura.

Os biólogos também encontraram relação entre os endocanabinóides e o movimeto dos espermatozóides. A substância está presente no sistema reprodutivo dos dois sexos e também aumentaria sua velocidade. O consumo da maconha, que possui os canabinóides, levaia a uma quantidade anormal da substancia no organismo e faria os gametas se esgotarem antes de chegar ao óvulo, reforçando a sua relação com a infertilidade.


Um comentário:

Ravick disse...

Essa do pH explicaria certas... digamos, característica olfativamente marcantes...