sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Quagga


O Quagga (Equus quagga quagga) é uma subespécie extinta de zebra encontrada em grande número na Província do Cabo, na África do Sul e na parte sul do Estado Livre do Orange. O quagga era distinto das outras zebras pelo padrão de sua pelagem, com listras apenas na parte anterior do corpo, enquanto o costado tinha cor castanha e pernas brancas.. No início o quagga foi considerado uma espécie distinta, recebendo o nome científico de Equus quagga, posteriormente descobriu-se que era uma subespécie de zebra-da-planicie (Equus quagga burchelli).

Sua extinção ocorreu após a chegada dos colonos Boer. O quagga era caçado porque disputava as melhores áreas de pastagem com o gado, por sua carne e por sua pele de aparência exótica; se tornando um valioso troféu de caça. Levando a uma matança acelerada. O último exemplar foi caçado em 1878 e o último quagga morreu em 1883, no jardim zoológico de Amsterdã. Além de peles, existem 23 espécimes empalhados, com um vigésimo quarto destruído em Königsberg, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

O quagga foi o primeiro ser extinto a ter o DNA estudado. A analise do DNA mitocondrial sugere que se separou das outras zebras a 120.000 e 290.000 anos atrás. Desde 1987, surgiu o “Projeto Quagga” que tem como objetivo recriar a subespécie através de cruzamentos entre espécimes de zebra-da-planície que apresentam traços semelhantes com o quagga, desde então vem criando zebras que têm padrões de listras muito parecidos.




Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Ravick disse...

Vou querer um quagga depois que eues conseguirem :D

Anônimo disse...

Um ser vivo que a natureza conservou por 200.000 anos o ser humano destruiu apenas alguns anos após a evolução industrial, esse é o futuro que queremos para nossos filhos?????

Igor